ABORDAGENS E USOS ATUAIS DO MARKETING EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DO CUIDADO HUMANO

Sidimar Meira Sagaz, Deison Alencar Lucietto, Jhony Pereira Moraes, Geneia Lucas dos Santos

Resumo


Evoluções no marketing e nos saberes de saúde, ao buscarem a melhor compreensão das necessidades humanas, têm mudado a forma com que organizações e profissionais prestam serviços. Tendo como pressuposto que o cuidado deve ser o eixo norteador das práticas assistências no setor saúde, este artigo teve por objetivo descrever abordagens e usos do marketing em organizações de saúde em sua relação com a perspectiva da teoria do cuidado humano. Foi conduzida pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa de literatura. Os resultados apontam que o uso de abordagens do marketing, associadas ao fomento do cuidado, podem gerar melhorias e avanços no setor, através do maior engajamento entre equipes, da geração de afeição e de maior percepção de valor pelos clientes. Entende-se que práticas de marketing pautadas na teoria do cuidado podem propor relacionamentos mais humanísticos entre organizações, profissionais e consumidores, com repercussões positivas para todos os atores sociais envolvidos.

Palavras-Chave: Marketing. Organizações de Saúde. Teoria do cuidado humano.

 

Abstract: Evolutions in marketing and health knowledge, seeking a better understanding of human needs, have changed the way organizations and professionals provide services. Based on the assumption that care should be the guiding axis of healthcare practices, this article aimed to describe approaches and uses of marketing in health organizations in their relationship with a perspective of human care theory. We conducted a bibliographical research of the type narrative review of literature. The results are the use of marketing approaches, associated to the promotion of care, can generate improvements and advances in the sector, through greater engagement among equipment, data generation and greater perception of value by customers. It is understood that marketing practices based on the theory of care can propose more humanistic relationships between organizations, professionals and consumers, with positive repercussions for all aspects involved.

Keywords: Marketing. Healthcare organizations. Care.


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