OLHARES PSICOLÓGICOS: AS ADOLESCÊNCIAS E AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS PSICÓLOGOS/AS

Ivan Ernesto Floriano, Letícia de Andrade, Allan Henrique Gomes

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) transitam densamente na atualidade, com relativa intensidade entre adolescentes, chegando muitas vezes aos profissionais de Psicologia como uma demanda de atendimento. Diante desse panorama, procurou-se investigar o entendimento dos profissionais de Psicologia sobre as TIC’s e as adolescências e, ainda, as relações por elas mediadas. Considerando que as demandas destes tópicos no campo de atuação dos psicólogos são crescentes, procura-se tecer neste trabalho uma problematização das confluências destes aspectos na esfera de intervenção “psi”. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com sete profissionais da psicologia com idade entre 25 e 50 anos e tempo de formação entre 4 e 24 anos, que em sua prática estabelecem contato com adolescentes por mais de 2 anos. Concluiu-se que o modo como os profissionais entendem o uso das TIC’s é atravessado pelas suas concepções de adolescências.

Palavras-chave: Adolescência. Tecnologias. Psicologia.

ABSTRACT

Information and Communication Technologies (ICTs) are nowadays densely moving, with relative intensity among adolescents, often reaching professionals in Psychology as a service demand. In this context, we sought to investigate the understanding of Psychology professionals about ICTs and adolescents, as well as the relationships mediated by them. Considering that the demands of these topics in the field of psychologists are increasing, we try to weave in this work a problematization of the confluences of these aspects in the sphere of intervention "psi". For that, semi-structured interviews were conducted with seven psychology professionals aged between 25 and 50 years and training time between 4 and 24 years, who in their practice establish contact with adolescents for more than 2 years. It was concluded that the way in which professionals understand the use of ICTs is crossed by their conceptions of adolescents.

Keywords: Adolescence. Technologies. Psychology.


Texto completo:

PDF


ISSN: 2238-9172

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200
Copyright © 2010 UNIARP. Todos os direitos reservados.