TELEVISÃO E APRENDIZAGEM

Ana Claudia Lawless Dourado

Resumo


A televisão, desde seu surgimento, na década de 50, vem sofrendo fortes acusações com relação à sua interferência do quesito aprendizagem, principalmente na crianças. De outro fim, o meio televisivo é igualmente taxado de manipulador, um meio de aniquilação do pensamento do telespectador. Este artigo busca na psicologia de Piaget e Vygotsky, dois autores da aprendizagem, alguma resposta para esta possibilidade ser verdadeira. Seria possível a massificação através de um meio de comunicação? Aprendemos ou desaprendemos alguma coisa com a televisão? Não estaríamos diante uma desculpa para outras falhas do sistema? A resposta não teremos aqui, mas o início de uma discussão é o que propomos.

Palavras-chave: comunicação, psicologia, aprendizagem.

 

TELEVISION AND LEARNING

ABSTRACT

Television, since its inception in the 50's, has come under heavy charges related to its interference of the topic learning, especially in children. On the other end, the medium of television is also labeled a manipulator, a means of annihilation of the mind of the viewer. This article seeks psychology of Piaget and Vygotsky, two authors of learning, some response to this possibility be true. It would be possible through a mass medium? Learn or unlearn anything from television? We would not be facing an excuse for other failings of the system? The answer we have here, but the beginning of a discussion is what we propose.

Keywords: communication, psychology, learning.


Texto completo:

PDF


ISSN: 2238-9644

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200 E-mail: uniarp@uniarp.edu.br
Copyright © 2010 UNIARP. Todos os direitos reservados.