O ENSINO DO SANEAMENTO - DESAFIOS PEDAGÓGICOS E FORMATIVOS

Luciane Dusi

Resumo


Este relato trata do ensino do Saneamento no curso de Engenharia Civil da Universidade de Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. A disciplina tem como objetivo geral capacitar o aluno a compreender o Saneamento em todos os seus componentes, e em específico, no que se refere os seus serviços básicos, que são a disponibilidade de água potável, tratamento de esgoto, gestão dos resíduos sólidos e drenagem urbana. O ensino do saneamento visa formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural na dimensão local, regional, nacional e internacional. Antes da exposição dos conteúdos técnicos, o método educacional utilizado procura construir o conhecimento dos alunos em relação a amplitude que envolve o conceito de saneamento e a sua finalidade maior que abrange dar condições adequadas à manutenção da saúde das pessoas na cidade, para isto utiliza o mito grego-romano sobre o tema. Adicionalmente às aulas expositivas, são realizadas visitas técnicas às estruturas de saneamento básico de Caçador. Esta é a forma pedagógica de inserção dos futuros engenheiros civis a um aspecto mais complexo do tema, ou seja, quando ele está inserido numa realidade social. Na cidade de Caçador existem serviços sendo prestados nos quatro itens integrantes do conceito de Saneamento Básico, constituindo um bom e rico ambiente educacional.

Palavras-Chave: Saneamento, mito, ensino.

ABSTRACT

This report deals with the teaching of Sanitation in the Civil Engineering course of the University of Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. The general objective of the course is to enable the student to understand Sanitation in all its components, and in specific, regarding its basic services, which are the availability of drinking water, sewage treatment, solid waste management and drainage Urban The teaching of sanitation aims to train professionals who contribute to social, economic, political and cultural development in the local, regional, national and international dimension. Before the presentation of the technical contents, the educational method used seeks to build students' knowledge of the breadth of the concept of sanitation and its major purpose, which is to provide adequate conditions for maintaining the health of people in the city. Greek-Roman myth on the subject. In addition to the lectures, technical visits are made to Caçador's basic sanitation facilities. This is the pedagogical form of insertion of future civil engineers into a more complex aspect of the theme, that is, when it is embedded in a social reality. In the city of Caçador there are services being provided in the four items that are part of the concept of Basic Sanitation, constituting a good and rich educational environment.

Keywords: Sanitation, myth, teaching.


Palavras-chave


Saneamento, mito, ensino

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Ignis: Periódico Científico de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Tecnologia da Informação

ISSN: 2316-1221

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200 E-mail: uniarp@uniarp.edu.br
Copyright © 2010 UNIARP. Todos os direitos reservados.