AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DO MODELO VIGENTE

Adelcio Machado dos Santos

Resumo


O tema deste artigo científico compreende a avaliação do desempenho da educação superior, à luz do modelo vigente – o SINAES. Justifica-se a realização do estudo em virtude da necessidade de construção de bases satisfatórias quanto ao desempenho. Releva que a avaliação deixe de constituir simplesmente um instrumento de regulação e controle, tornando-se formativa e emancipadora, permitindo que as organizações de educação superior, por meio da participação da comunidade que a forma, corrijam seus problemas e melhorem os instrumentos de aprendizagem e formação. Ademais disso, um modelo de avaliação da educação superior deve levar em conta a realidade complexa que forma essas constituições, cujo contexto é marcado pela presença de várias dimensões e a avaliação precisa aplicar-se a cada uma delas, mas não de forma isolada, mas sim procurando perceber as inter-relações existentes entre cada uma delas. Com fulcro na realização de pesquisa bibliográfica efetuada, pôde-se inferir que o novo sistema de avaliação da educação superior – SINAES, que abrange o revogado Exame Nacional de Cursos, reconhece que a educação superior se pauta pela complexidade de seu ambiente, formado por diversas dimensões, sendo que a avaliação deve se aplicar a cada uma dessas dimensões, considerando-se suas inter-relações e suas especificidades.

Palavras-chave: Avaliação. Educação Superior. Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

 

PERFORMANCE ASSESSMENT OF HIGHER EDUCATION:
ANALYSIS OF THE CURRENT MODEL

ABSTRACT

The theme of this scientific paper includes the performance evaluation of higher education under the light of the current model – the SINAES. The performance of this study is justified because of the need to build bases on satisfactory performances. It is clearly stated that the assessment ceases to be simply an instrument of regulation and control, becoming formative and emancipatory, enabling organizations of higher education, through the participation of the community that form it, fix its problems and improve the tools for learning and training. Added to this, an evaluation model of higher education must take into account the complex reality of how these constitutions, whose context is marked by the presence of various dimensions and the evaluation needs to apply to each of them, but not in isolation but trying to understand the interrelationships between each one. With the fulcrum in carrying out bibliographic research done, it might be inferred that the new evaluation system of higher education - SINAES, which covers the repealed National Examination courses, recognizing that higher education is guided by the complexity of their environment, formed by several dimensions, being that the assessment should apply to each of these dimensions, considering their inter-relationships and their specificities.

Keywords: Evaluation. Higher Education. Assessment System of Higher Education (SINAES).


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